Campanha inédita em Manaus monitora queimadas com drones

A campanha deste ano está estruturada em três pilares estratégicos: prevenção, educação e monitoramento.

MANAUS, AM — Nesta terça-feira, 8/7, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou no Parque Municipal do Mindu a nova “Campanha de Prevenção às Queimadas”, reforçando o compromisso da cidade no combate aos incêndios ambientais.

A iniciativa conta com uma força-tarefa liderada por dez secretarias municipais e apresenta uma inovação tecnológica: drones DJI Matrice 4T e 30T, que estão entre os primeiros do Brasil a serem utilizados pelo setor público para monitoramento ambiental, com câmeras de zoom, sensores térmicos e infravermelho para mapeamento preciso de áreas degradadas e focos de calor em tempo real.

A campanha prioriza prevenção, educação e monitoramento, incluindo ações educativas em escolas, blitzs em áreas urbanas e rurais, além do trabalho da Guarda Ambiental.

Desde 2020, a prefeitura tem apoiado produtores rurais com mudas, sementes e insumos, contribuindo para a redução das queimadas, que em 2024 representam menos de 1% do total no Amazonas. Mesmo assim, a fumaça de outras regiões ainda impacta Manaus, reforçando a necessidade de ações coordenadas. “Vamos continuar agindo com rapidez e inteligência para proteger nossa população e ajudar o Amazonas a respirar melhor”, afirmou Almeida.