Campanha antirrábica animal em Manaus segue até próxima segunda (31)

A oferta da vacinação contra a raiva em pontos fixos foi instituída como estratégia para facilitar o acesso dos tutores ao serviço e ampliar o número de cães e gatos imunizados em Manaus.

MANAUS, AM — A Prefeitura de Manaus orienta os tutores de cães e gatos a imunizar seus animais em um dos 46 pontos fixos da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal do município, que termina na próxima segunda-feira, 31/3. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que conduz a ação por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, informa que os locais estão distribuídos por toda a zona urbana da cidade.

O gerente do CCZ Manaus, veterinário Rodrigo Araújo, assinala que a oferta da vacinação contra a raiva em pontos fixos foi instituída como estratégia para facilitar o acesso dos tutores ao serviço e ampliar o número de cães e gatos imunizados no município. Os locais, ele informa, incluem clínicas veterinárias parceiras e unidades da rede municipal de saúde, além do CCZ.

“São dezenas de pontos por toda a cidade, para que os tutores tenham locais próximos e de fácil acesso para imunizar seus bichos contra a raiva. Quem não vacinou seus cães ou gatos no último ano, não perca tempo, pois já estamos nos últimos dias da campanha”, assinala o gerente.

Rodrigo informa que a lista de pontos fixos da campanha municipal, com endereços, dias e horários de atendimento, pode ser consultada no site da Semsa Manaus, com acesso direto pelo link bit.ly/pontosvacinacaoantirrabica.

“Não é preciso apresentar documento algum para vacinar seus cães ou gatos, mas cada estabelecimento oferta o serviço em dias e horários diferentes, então observe esses dados com atenção antes de sair de casa”, orienta.

O gerente do CCZ Manaus ressalta que a vacinação contra a raiva é gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), anual e obrigatória para cães e gatos a partir de três meses de idade. “O animal deve estar saudável, então observe se ele não apresenta mudança de comportamento, perda de apetite ou outros sinais de doença. Em caso de dúvida, busque um veterinário”.

Campanha

Na primeira etapa da campanha municipal de vacinação antirrábica, de outubro a dezembro do ano passado, foram vacinados mais de 277 mil animais, dos quais 179 mil cães e 98 mil gatos, em visitas domiciliares e ações em pontos fixos e estratégicos temporários, inclusive na zona rural.

“A meta da estratégia é de imunizar 295.077 animais, razão pela qual ampliamos o período da mobilização para os primeiros meses de 2025, com a oferta da vacinação em clínicas parceiras e unidades da rede municipal”, explica Rodrigo.

O gerente do CCZ assinala que a campanha é realizada anualmente como parte das ações da gestão municipal para controle e erradicação da raiva. A doença, ele explica, é causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, e pode ser transmitida aos seres humanos pela saliva de animais infectados, com mais frequência por meio de mordidas, mas também por arranhões ou lambidas.

“Vale alertar que a raiva é uma doença infecciosa grave, que não tem cura e é quase sempre fatal para as vítimas não vacinadas antes ou após a exposição ao vírus”, ressalta.

Rodrigo reforça ainda que a vacinação de cães e gatos contra a raiva é ofertada durante todo o ano, inclusive fora do período da campanha municipal anual, na sede do CCZ Manaus. “Nossa unidade funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 16h, e não é preciso agendamento prévio para acesso ao serviço”.

Os usuários podem obter mais informações ou tirar dúvidas sobre a campanha municipal de vacinação contra a raiva junto ao CCZ Manaus, por meio do WhatsApp, nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.