
POLÔNIA — Um caça F-16 da Força Aérea da Polônia caiu nesta quinta-feira (28) durante um ensaio para um show aéreo na cidade de Radom, no centro do país. O piloto morreu no acidente, segundo confirmação oficial das autoridades militares polonesas.
Imagens divulgadas por veículos de imprensa locais mostram a aeronave realizando uma manobra acrobática, seguida de perda de controle e queda com incêndio após o impacto no solo.
De acordo com o Comando Geral das Forças Armadas, o caça pertencia à 31ª Base Aérea Tática, próxima à cidade de Poznan. Apesar da gravidade do acidente, não houve feridos entre as pessoas que estavam nas proximidades.
As confirmed by the Radom Fire Department, a Polish F-16 plane crashed in Radom. The crash occurred during rehearsals for the Air Show. #aircraft #safety #aviation pic.twitter.com/6nfiESofnM
— FL360aero (@fl360aero) August 28, 2025
O ministro da Defesa da Polônia, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, visitou o local e lamentou publicamente a perda do piloto. Em publicação nas redes sociais, ele destacou a coragem e dedicação do militar e prestou homenagem à sua memória. “Um piloto do Exército polonês morreu na queda de uma aeronave F-16 – um oficial que sempre serviu ao seu país com dedicação e grande coragem”, escreveu.
O acidente ocorreu por volta das 17h30 (horário GMT), e a pista do aeroporto foi danificada com o impacto. O evento Radom Airshow, que seria realizado no fim de semana, foi cancelado.
O F-16 é um caça supersônico multifuncional de origem americana, com mais de 4.600 unidades fabricadas desde a década de 1970.


