Briga entre facções resulta em triplo homicídio na Zona Norte

Das seis pessoas que aparecem no vídeo, três foram brutalmente assassinadas na Zona Norte da capital amazonense. Uma quarta vítima foi socorrida com vida | Imagem: Reprodução

Um novo vídeo, divulgado nesta quinta-feira (17), mostra o último momento das vítimas do triplo homicídio ainda com vida. O crime ocorreu na madrugada de hoje em Manaus e chocou a sociedade pela frieza com que as vítimas foram assassinadas, com requintes de crueldade.

No arquivo anterior apenas Dulcinéia Ferreira Lima Ramos, de 51 anos, conhecida como “Baiana”, e Yuri Lima Ramos, de 19 anos, respectivamente mãe e filho, apareciam. Desta vez seis pessoas são filmadas ao mesmo tempo em que são ameaçadas sob a mira de uma arma por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que disputa o comando do tráfico de drogas na capital amazonense.

No arquivo é nítida a voz de um dos traficantes, que diz: “Safado aqui, tudo FDcú. Esse aqui vai morrer. Esse aqui é safado, também vai morrer. Esse também vai morrer. Esse vai ficar vivo. Essa aqui vai morrer porque ela é a cabeça de todos eles – a mais safada é ela”, diz o traficante após apontar a arma na direção de cinco pessoas que aparecem no vídeo. Entre elas, é possível identificar uma com características de adolescente, na faixa etária dos 15 anos. Ele é o único que o traficante diz poupar a vida.

Por último, um homem, que aparece ao lado de Dulcinéia, também é intimidado. “Esse aqui é FDcú também”. Ao menos tempo, a vítima rebate: “não mano, eu não sou não. Sou o tio dele, sou trabalhador”, argumenta o homem, que é interrompido por vozes ditas por mais de duas pessoas no local com as frases: “nós é o trem louco de Manaus”, “a tropa do ‘Mano G’, Comando Vermelho”, “vão morrer, todo mundo vai morrer” e “safado, um bom filho a casa torna [Mano G]”.

Confira o segundo vídeo divulgado:

O caso

As mortes vieram a tona após a divulgação de um vídeo, compartilhado na manhã de hoje nas redes sociais, em que mostra “Baiana” e o filho sendo interrogados por membros da facção criminosa CV, antes de serem assassinados.

Os criminosos questionam a mulher sobre o paradeiro de algumas armas. Um dos homens ameaça colocar uma granada dentro da boca de Dulcinéia, enquanto outro diz: “Nós somos Comando Vermelho, c******, do ‘Mano G’, filha da p***”. Um terceiro integrante comenta: “Chega logo”, dando a entender que uma pessoa ligada ao grupo esteja indo para o local, onde ocorreram as execuções.

Outro homem, identificado apenas como “Matheus”, foi decapitado juntamente com a mulher, apontada como líder comunitária e integrante da facção criminosa rival Família do Norte (FDN). O trio foi encontrado morto, pela manhã, na comunidade Itaporanga, no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus.

Confira o primeiro vídeo divulgado:

Polícia nega abordagem

A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) se posicionou, na tarde desta quinta-feira (17), após a divulgação de um vídeo em que uma das vítimas de um triplo homicídio responde aos assassinos que teve armas de fogo apreendidas por uma equipe da Rocam. De acordo com a vítima, a ação da equipe policial teria ocorrido por volta de 1h da manhã.

Conforme a nota da PM-AM, não há registro de qualquer ação da Rocam durante a madrugada desta quinta-feira (17), na Comunidade Itaporanga, no Conjunto João Paulo, Zona Norte.

Por EM TEMPO