Brasil voltará a comprar energia da Venezuela

Atualmente, o Brasil mantém intercâmbios internacionais de energia elétrica com Argentina, Uruguai e Paraguai

No último dia 4 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que autoriza a retomada da compra de energia elétrica da Venezuela pelo Brasil, após a suspensão ocorrida em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro. A medida visa ampliar o intercâmbio de energia com países fronteiriços e possibilitar a importação de energia para Roraima, o único estado brasileiro ainda não conectado ao Sistema de Interligação Nacional.

Além de fortalecer as relações energéticas com a Venezuela, o decreto também reduzirá os gastos da Conta de Consumo de Combustível (CCC) e abrir caminho para a interligação de energia em toda a América do Sul. Atualmente, o Brasil mantém intercâmbios internacionais de energia elétrica com Argentina, Uruguai e Paraguai, e com a nova medida, amplia essas cooperações energéticas para outros países de fronteira.

Essa iniciativa representa um importante passo na política energética do país, buscando diversificar fontes de energia e fortalecer laços com nações vizinhas, promovendo uma maior cooperação regional no setor energético. A retomada do intercâmbio com a Venezuela e a possibilidade de interligação com outros países sul-americanos trazem perspectivas promissoras para o futuro energético do Brasil e da região.