Brasil pode garantir vaga olímpica no basquete neste domingo

Yago Santos celebra vitória do Brasil contra o Canadá, na Copa do Mundo de Basquete.

Uma combinação de resultados na última rodada da segunda fase da Copa do Mundo de Basquete pode garantir o basquete masculino do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.

O primeiro passo necessário para carimbar a vaga é a Seleção Brasileira vencer a Letônia na domingo (3), às 6h45 (de Brasília). Dessa forma, o time de Gustavo de Conti se garantiria nas quartas de final do torneio.

Além disso, outros resultados serão necessários neste domingo. A Itália precisa bater Porto Rico, a Sérvia precisa vencer a República Dominicana, e a Espanha teria que superar o Canadá.

Se esse cenário for concretizado, o Brasil estará garantido nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Isso porque, dessa maneira, apenas os Estados Unidos seriam o outro país do continente americano nas quartas de final da Copa do Mundo de Basquete. O torneio distribui duas vagas diretas para os melhores colocados do continente.

Venezuela e México foram os outros representantes das Américas na competição internacional, mas já estão eliminadas.

Brasil em Paris

Se não conseguir a vaga pela Copa do Mundo, seja já na classificação para as quartas de final com o cenário citado acima ou disputando a melhor colocação posteriormente, o Brasil ainda terá uma chance de conseguir se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris. O Pré-Olímpico Mundial será disputado em 2024 e reunirá seleções ainda sem vaga.

Time tradicional, com medalhas olímpicas e bicampeã mundial, o Brasil não disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio. A vaga esteve próxima, mas ficou com a Alemanha no Pré-Olímpico disputado em 2021, na Croácia.