terça-feira, 17 de fevereiro de 2026.
Início Naufrágio Bombeiros encontram corpo em buscas por vítimas de naufrágio em Manaus

Bombeiros encontram corpo em buscas por vítimas de naufrágio em Manaus

MANAUS (AM) — O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas localizou, nesta segunda-feira (16), o corpo de uma pessoa durante as buscas pelos sete desaparecidos no naufrágio ocorrido no último dia 13 no Encontro das Águas, em Manaus. De acordo com a corporação, ainda não há confirmação de que a vítima seja um dos ocupantes da lancha que afundou na última sexta-feira. O corpo foi encontrado no Rio Amazonas e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação.

A embarcação Lima de Abreu XV, da empresa Lima de Abreu Navegações, partiu da capital amazonense com destino a Nova Olinda do Norte e naufragou por volta das 12h30. Com o acidente, duas pessoas morreram — uma criança e uma jovem de 22 anos — e 71 passageiros foram resgatados com vida. As autoridades mantêm a busca por outros sete ocupantes.

As equipes de resgate seguem atuando com o apoio da Marinha do Brasil, por meio de mergulhadores, embarcações, drones e aeronaves. A lancha foi localizada a cerca de 50 metros de profundidade. Segundo o comandante-geral dos bombeiros, coronel Muniz, as características da região dificultam os trabalhos. “Fatores hidrodinâmicos do Encontro das Águas interferem muito nas operações. Temos mudanças de direção das correntes, grande profundidade e diferenças de densidade, o que complica as buscas”, afirmou.

O piloto da embarcação, José Pedro da Silva Gama, de 42 anos, foi preso em flagrante após o acidente, mas pagou fiança e responderá em liberdade, inicialmente, por homicídio culposo. Testemunhas relataram que ventos fortes, ondas intensas e possível excesso de passageiros na parte frontal da lancha podem ter contribuído para o naufrágio. As causas do acidente seguem sob investigação.