segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026.
Início Política Bolsonaro estuda criar ministério para manter Pazuello no governo

Bolsonaro estuda criar ministério para manter Pazuello no governo

Durante campanha em 2018, presidente prometeu ter no máximo 15 ministérios, e agora, caminha para o 24º. (Foto: Carolina Antunes/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estuda a criação de um novo ministério para manter Eduardo Pazuello, que deixará o comando da Saúde , no governo.

Segundo a CNN, a ideia seria criar o Ministério Extraordinário da Amazônia, que teria o general como titular. Antes de ir para a Saúde, o militar Pazuello estava no comando da 12ª Região Militar da Amazônia.

Prestigiado com o presidente, Pazuello manteria o foro privilegiado, o que o ajudaria, já que ele responde inquéritos por conta da condução do ministério frente à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Quando ainda estava em campanha em 2019, Bolsonaro prometeu que reduziria o número de ministérios, tendo no máximo 15. Com a possível criação desta pasta, o número chegará em 24, apenas 3 a menos do que comparado ao do governo Temer, 27.

Todavia, a criação do Ministério extraordinário enfrenta resistências no Planalto. Assessores e auxiliares do presidente avaliam que a medida seria impopular.

Outra via optada pelo chefe do executivo seria indicar Pazuello para um dos seguintes cargos: assessor especial da presidência ou Secretário de Assuntos Estratégicos do Planalto.

FONTE: ÚLTIMO SEGUNDO