Bolsa Atleta 2024 está com inscrições abertas

Pela primeira vez, o Bolsa Atleta vai contemplar gestantes e puérperas, atletas surdos e guias e auxiliares do esporte paralímpico.

BRASÍLIA, DF — As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 já estão abertas e seguem até o dia 1º de abril para as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/ Paralímpica/Surdolímpica.

Para se inscrever, basta acessar a página institucional do programa no Portal do Ministério do Esporte. A Caixa Econômica Federal, maior parceiro do Governo Federal na execução das políticas públicas, realiza o pagamento do benefício.

Pela primeira vez desde que foi criado em 2005, o Bolsa Atleta vai contemplar gestantes e puérperas, atletas surdos e guias e auxiliares do esporte paralímpico.

“A concessão da bolsa reforça o compromisso do Ministério do Esporte com o esporte brasileiro e com categorias antes não contempladas, como gestantes e puérperas, atletas surdos e outros. Em parceria com os comitês esportivos e paradesportivos e entidades vinculadas, vamos trabalhar para fazer do Brasil uma potência mundial. Todo nosso esforço será voltado para que os atletas tenham o apoio do Ministério do Esporte”, detalha o ministro do Esporte, André Fufuca.

Caixa

O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, lembra que o banco é um dos maiores patrocinadores do esporte brasileiro e seguirá na execução do Bolsa Atleta. “Quando temos a segurança do nosso pão de cada dia, temos tranquilidade para trabalhar. Com isso, naturalmente, os resultados aparecem e quem ganha é a sociedade brasileira que vê, a cada dia, novos ídolos esportivos surgindo, sendo referência para nossas crianças e jovens”, afirma.

O edital do Bolsa Atleta 2024 lista critérios para a concessão do benefício e aponta os prazos previstos para o processo. A lista de contemplados está prevista para ser publicada entre os dias 10 e 17 de junho.

Além de estabelecer critérios e procedimentos para concessão do benefício, suspensão e cancelamento de bolsas, o edital ainda lista formas e prazos para a inscrição dos interessados na obtenção e prestação de contas dos recursos financeiros recebidos e dos resultados esportivos propostos e alcançados pelos atletas.

Infográfico 1 - Detalhamento do Edital 2024 do programa Bolsa Atleta - Divulgação / Secom PRMaiores do mundo

Mantido pelo Governo Brasileiro desde 2005, o Bolsa Atleta é um dos maiores programas de patrocínio individual a atletas no mundo. Por meio de bolsas pagas diretamente aos esportistas, ele garante que representantes de modalidades olímpicas e paralímpicas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento.

Com isso, eles podem se preparar adequadamente para disputar torneios locais e grandes eventos internacionais, como campeonatos mundiais, Jogos Sul-Americano, Pan-Americanos, e Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre outros.

São consideradas modalidades olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas aquelas indicadas no programa de competições dos Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos e Jogos Surdolímpicos, reguladas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e Comitê Internacional de Desportos de Surdos (ICSD), respectivamente, e administradas, no Brasil, por entidades vinculadas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), conforme o caso.