Boi Garantido renova seu corpo de dança

A meta do Boi Garantido é chegar aos 50 componentes.

MANAUS, AM — Faltando menos de 100 dias para o Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho, o grupo de dança oficial do Boi Garantido, o Garantido Show, pré-selecionou novos dançarinos nesta sexta-feira, 22/3, no sambódromo de Manaus.

Dos quase 100 inscritos, 34 compareceram para o teste, que levou em consideração a base principal do bailado, o gingado do “dois pra lá, dois pra cá”, o conhecimento das coreografias antológicas, de toadas como “Tom Garantido”, de 1998. Além disso, para ser selecionado, o candidato precisava saber coreografias mais atuais, ter disponibilidade para os ensaios e também para viajar a Parintins em junho, e claro, ser apaixonado pelo Garantido.

Os 17 pré-selecionados, entre homens e mulheres, foram avaliados pelo coreógrafo Marcos Silva, o Marquinhos, e pela coordenadora do Garantido Show, Angelita Melo, a Tia Gel.

O coreógrafo avalia positivamente o desempenho dos pré-selecionados, que a partir da próxima terça-feira (26) começarão a ensaiar as coreografias. “Foi bem proveitosa nossa seleção, porque precisamos de dançarinos que saibam pelo menos o ‘dois pra lá, dois pra cá’, a base de toda coreografia, porque nosso foco é a Arena do Bumbódromo de Parintins, pois a gente precisa trazer algo diferente para a apresentação do espetáculo”, diz Marquinhos.

Saber as coreografias antigas também é de grande relevância para se tornar um dançarino oficial, pois isso mostra que a pessoa realmente conhece o Garantido.

“Quando a gente coloca para tocar uma toada de 1998, como ‘Quarta Evolução’ e ‘Tom Garantido’, por exemplo, você vai lá no fundo, você resgata que a pessoa sabe, que ela conhece o Garantido. Agora, quando você vem para 2023 e coloca para tocar ‘Vendaval de Amor Garantido’, também conseguimos decifrar que determinada pessoa tem um padrão para entrar no grupo”, afirma o coreógrafo.

Próximo passo

Após passarem pela pré-seleção, os dançarinos novatos entram, agora, num período de integração ao grupo, hoje formado por 15 dançarinos e 22 dançarinas. A meta é chegar aos 50 componentes.

“Durante um período eles serão trabalhados por nós, e por enquanto ainda não irão subir em palco. A medida que o coreógrafo for vendo que eles realmente estão prontos, eles serão colocados no palco. Essa seleção também é para dar um ‘up’ no Garantido Show e dar oportunidade para aquelas que sempre tiveram o desejo de entrar para o grupo”, enfatizou Tia Gel.

O biólogo Vinícius, 21, foi um dos pré-selecionados. Ele conta que mesmo sendo manauara, tem raízes na Baixa do São José, e diz estar feliz em ter sido pré-selecionado e também em contribuir com o Boi do seu coração.

“Não estava esperando que ia passar, porque estou um ‘pouquinho enferrujado’. Geralmente eu só venho para o Boi em alguns eventos, danço e vou embora, então pensei que não estava preparado, mas estou bastante feliz. Fui criado na Baixa do São José, minha família é de Parintins. Mesmo eu sendo manauara, me sinto quase como um parintinense, então poder somar com o Boi, e fazer com que o Garantido chegue à vitória é o que mais importa”, finaliza Vinícius.