Black Friday: Atração e Cautela

Os golpes neste período do ano podem ocorrer tanto em lojas físicas e plataformas digitais.

MANAUS — A Black Friday está chegando e com ela, uma série de promoções e liquidações em lojas físicas e plataformas digitais. No entanto, é também um período em que golpes de falsas promoções e vendas de produtos falsificados se tornam frequentes. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) alerta que a maioria dos golpes são praticados no ambiente digital e que os consumidores devem ter atenção redobrada.

Para evitar ser prejudicado, o delegado Paulo Benelli orienta que os consumidores devem verificar a procedência e autenticidade dos sites antes de efetuar as compras e ter atenção especial sobre anúncios promocionais muito atrativos, que podem ser indício de fraude. Além disso, é recomendado que as compras online sejam feitas com o cartão de crédito, pois em caso de golpe, o cartão de crédito possibilita o estorno do valor pago.

O delegado Rafael Guevara, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor, alerta também para os preços abaixo do mercado e para a compra de produtos falsificados, que não possuem o selo oficial do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou outras certificações legais.

Caso seja vítima de golpe, o consumidor deve levar o caso ao conhecimento da Polícia Civil, por meio do registro do Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade policial ou na Dercc ou na Decon. O caso será investigado, a fim de identificar e responsabilizar os infratores e minimizar o prejuízo das vítimas.

Lembre-se: é fundamental ter cautela e atenção redobrada durante as compras da Black Friday. Verifique a procedência e autenticidade dos sites, tenha atenção especial sobre anúncios promocionais muito atrativos e evite a compra de produtos falsificados. Em caso de golpe, procure a Polícia Civil e registre o Boletim de Ocorrência.