Biden enfrenta processo de impeachment

Biden é acusado de utilizar a própria influência para beneficiar negócios do filho Hunter na Ucrânia e na China

A 328 dias das eleições dos Estados Unidos, membros do Partido Republicano na Câmara dos Representantes aprovaram, na noite desta quarta-feira (13/12), a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Joe Biden. Após a votação apertada — 221 votos a favor e 212 contra —, o Congresso decidiu iniciar uma investigação, ante a suspeita de que Biden utilizou de sua influência quando era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) para permitir que seu filho Hunter Biden realizasse negócios nebulosos na China e na Ucrânia.

“Nós estamos muito satisfeitos com o voto. Acho que enviamos uma mensagem alta e clara à Casa Branca”, declarou James Comer, chefe do comitê de investigação da Câmara. “Joe Biden mentiu repetidamente ao povo americano”, acusou.

Joe Biden reagiu assim que o resultado da votação foi divulgado pela imprensa norte-americana. “Acordo todos os dias concentrado nas questões que o povo enfrenta — questões reais, que têm impactado nas suas vidas e na força e segurança do nosso país e do mundo. Infelizmente, os republicanos da Câmara não se juntam a mim. Em vez de fazerem qualquer coisa para ajudar a melhorar a vida dos americanos, estão concentrados em atacar-me com mentiras. Em vez de fazerem seu trabalho, decidem perder tempo com essa artimanha política infundada que até os republicanos no Congresso reconhecem que não é apoiada por fatos”, afirmou, em nota oficial.