Benjamin Constant terá creche de aplicação para discentes de Pedagogia da Ufam

Pró-Reitoria de Extensão acompanhará a implantação das creches de aplicação em Manaus e no interior - Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) já está viabilizando a implantação de uma creche de aplicação para graduandos do curso de Pedagogia. O primeiro município a ser beneficiado com a iniciativa será o de Benjamin Constant, na mesorregião do Alto Solimões.

Dentre as vantagens do projeto estão o espaço adequado para estágio curricular obrigatório, sob a supervisão de professores municipais; o atendimento à demanda da comunidade acadêmica (filhos de servidores ou de discentes e com idade entre 0 e 5 anos); e a oferta de vagas remanescentes para a sociedade. Para Benjamin Constant serão ofertadas 150 vagas.

“Antes o estágio era cumprido em escolas. A partir de agora, esse trabalho será realizado em locais apropriados. Pela primeira vez no Brasil, é criada uma creche de aplicação, porque o que existem hoje são os colégios de aplicação, onde os discentes de licenciatura estagiam e lecionam para alunos do ensino fundamental e do ensino médio, mas creche de aplicação é a primeira vez”, frisou o pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa.

Planejamento

Na quinta-feira, 5 de abril, o reitor, professor Sylvio Puga, recebeu o prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy; e a docente licenciada da Ufam no exercício do cargo de Secretária de Educação de BC, professora Antônia Rodrigues. Também participaram do encontro o pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa; o diretor do Departamento de Articulação, Planejamento e Extensão (Darpex) da Proext, Edilton Calado; a coordenadora do Internato Rural da Ufam, professora Maria Rosineide Carvalho; e o assessor especial do reitor, professor Paulo Ariston.

Na reunião, foram definidas estratégias para implantar a creche de aplicação no município por meio de uma parceria com a prefeitura. “O projeto é parte de um plano global da Administração Superior para cumprir uma das propostas de campanha desta gestão. Abrange a instalação, a princípio, de três creches de aplicação. Elas serão como laboratórios para os alunos dos cursos de Pedagogia”, explicou professor Bessa.

O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, explicou qual será a contrapartida do município: “Temos uma escola que funciona, hoje, como escola infantil, sendo adequada para creche também. Os alunos de lá serão remanejados para outro prédio que vai funcionar como educação infantil”. Segundo informou o gestor, as tratativas devem ser realizadas nos próximos 60 dias para dar início ao projeto.

Avanços

Conforme avaliou o professor Bessa, a ideia é fazer uma creche modelo do ponto de vista pedagógico. Ou seja, um lugar onde os conhecimentos teóricos desenvolvidos em sala de aula serão levados à prática. Todos os estudantes que estejam aptos a cursar o estágio curricular deverão atuar na creche vinculada à respectiva Unidade Acadêmica.

Como as creches funcionarão em horário integral, as turmas serão divididas em turnos, sempre com a supervisão por servidores da prefeitura municipal. “Os nossos acadêmicos serão acompanhados por professores municipais concursados, conforme prevê a legislação. Inclusive, muitos deles já têm especialização ou mestrado. Assim, os universitários terão a função de professores auxiliares”, adiantou o professor Bessa.