MANAUS – Em um crime que chocou a sociedade amazonense, um bebê de apenas 20 dias foi resgatado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) nesta terça-feira (20). A criança, utilizada pela própria mãe como pagamento de uma dívida com o tráfico de drogas, foi encontrada em condições subumanas em uma casa na Zona Norte da cidade.
A operação, denominada Salvaguarda, foi deflagrada após denúncias anônimas que indicavam a prática de tráfico de pessoas na região. Os agentes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão, resultando na prisão de duas mulheres, de 22 e 24 anos, e no resgate do bebê.
De acordo com as investigações, a mãe biológica da criança, uma adolescente de 19 anos, envolvida com o mundo das drogas, entregou o recém-nascido às suspeitas para quitar uma dívida com uma facção criminosa. A jovem, arrependida, tentou reaver o filho, mas foi ameaçada de morte pelas traficantes.
A delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Crianças e Adolescentes (Depca), destacou a crueldade do crime. “É inimaginável que uma mãe seja capaz de entregar seu próprio filho para pagar uma dívida. Esse caso revela a face mais perversa do tráfico de drogas e a vulnerabilidade de nossas crianças”, lamentou a delegada.
As duas mulheres presas serão indiciadas pelos crimes de tráfico de pessoas, falsificação de documento público e cárcere privado. A mãe biológica da criança também responderá pelos crimes de tráfico de drogas e falsidade ideológica.