Barroso assume a presidência do STF

Magistrado terá que ficar em casa por alguns dias

O ministro Luís Roberto Barroso assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (28) no lugar de Rosa Weber. Ele ficará à frente da Corte por dois anos. Barroso também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça.

A posse aconteceu às 16h dessa quinta-feira (28) . Entre as autoridades que marcaram presença estavam: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco. Cerca de mil pessoas foram convidadas e a cantora Maria Bethânia recebeu o convite de Barroso para cantar o Hino Nacional.

Natural de Vassouras, no Rio de Janeiro, Luis Roberto Barroso chegou ao Supremo em 2013, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto.

Barroso é doutor em direito público pela Uerj e tem mestrado em direito, nos Estados Unidos. Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.

Quem assume a vice-presidência do STF é o ministro Edson Fachin. Gaúcho de Rondinha, Fachin é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná, onde se graduou em Direito. Tem mestrado e doutorado, também em Direito Civil, pela PUC de São Paulo e pós-doutorado no Canadá. Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, tomou posse no STF em 2015.