Avião da FAB trouxe mais 164 venezuelanos para Manaus, nesta sexta

Esta é a segunda etapa do processo de interiorização, que distribui venezuelanos de Roraima para outros estados © Alan Chaves/G1

Um voo da Força Área Brasileira (FAB) saiu de Boa Vista na manhã desta sexta-feira (4) levando 233 venezuelanos para o Amazonas e São Paulo.

O avião, um Boeing 767, decolou do Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, às 8h27 (9h27 de Brasília). O voo até Manaus durou 50 minutos e será de 3h15 até São Paulo, segundo o site G1.

Esta é a segunda etapa do chamado processo de interiorização feito pelo governo federal e a Organização das Nações Unidas (ONU). A ação consiste em distribuir venezuelanos que chegam a Roraima para outros estados, onde ficam em abrigos.

Segundo a Casa Civil da presidência, dos 233 venezuelanos, 164 vão ficar em Manaus e outros 69 em São Paulo. Nos destinos, eles serão acomodados em moradias coletivas onde poderão permanecer por até 90 dias.

Em Manaus, os imigrantes serão levados a três abrigos mantidos pela sociedade civil. Em São Paulo, os venezuelanos também vão ficar em três abrigos, mas da prefeitura.

“Manaus vai receber prioritariariamente famílias, por conta do perfil que o abrigo quer receber. Já São Paulo receberá preferivelmente solteiros”, informou a Casa Civil.

Antes de viajar, os imigrantes passaram a noite no abrigo Latife Salomão, na zona Oeste da capital, e foram levados de ônibus ao aeroporto às 5h.