Avião com mais de 200 a bordo faz “pouso de barriga” em plantação de milho na Rússia

Avião fez o pouso de emergência no meio de uma plantação de milho. | Foto: Reuters/Stringer

Um avião da Ural Airlines, com 233 pessoas a bordo, fez um pouso de emergência perto do aeroporto de Moscou nesta quinta-feira (15). O acidente aconteceu quando os motores da aeronave aspiraram gaivotas logo após a decolagem. Não há mortos registrados, mas pelo menos 23 pessoas ficaram feridas.

O Airbus A321 havia iniciado o trajeto entre a o aeroporto internacional Zhukovsky, na capital russa, e Simferopol, na Crimeia, quando seus motores aspiraram as aves. De acordo com informações da Agência federal russa de aviação (Rosaviatsia), as aves provocaram “importantes perturbações no funcionamento” da aeronave.

O trem de pouso do avião já havia sido recolhido, obrigando o piloto a realizar a aterrissagem sem as rodas “em uma plantação de milho a cerca de 1 quilômetro de distância do local de decolagem”, indicou a agência. O acidente aconteceu por volta das 3h da madrugada, pelo horário local.

Passageiros filmaram o acidente

Os passageiros e a tripulação foram retirados rapidamente da aeronave. Entre os feridos, que já foram hospitalizados, nove são crianças.

Vídeos nas redes sociais mostram o momento em que o avião fez o pouso de emergência e é possível ver imagens dos passageiros deixando a aeronave no meio da plantação.

As autoridades russas informaram que uma investigação já foi aberta para determinar as causas do acidente. “Os tripulantes foram suspensos até que a apuração termine. Essa é uma prática normal”, informou o porta-voz da Ural Airlines.

Por RFI