Avião cargueiro derrapa em aeroporto de Hong Kong matando duas pessoas

HONG KONG — Um grave acidente abalou o Aeroporto Internacional de Hong Kong na madrugada deste domingo (19), quando um avião cargueiro Boeing 747-400 derrapou da pista durante o pouso, colidiu com um veículo de serviço e mergulhou parcialmente no mar. O incidente resultou na morte dos dois funcionários que estavam no veículo, enquanto os quatro tripulantes da aeronave escaparam ilesos.

O voo EK9788 da Emirates SkyCargo, operado pela companhia turca Air ACT, com matrícula TC-ACF, partiu de Dubai e pousou por volta das 3h53 (horário local). Por razões ainda desconhecidas, o avião desviou bruscamente para a esquerda, atingindo o veículo de solo com violência. A colisão foi tão forte que arrancou uma das rodas do trem de pouso, e a aeronave só parou ao ter parte de sua fuselagem submersa.

Equipes de resgate, incluindo bombeiros e a polícia marítima, foram imediatamente mobilizadas. A pista norte do aeroporto foi fechada para facilitar o trabalho das autoridades e a investigação. A Autoridade de Aviação Civil de Hong Kong já iniciou a apuração para determinar as causas da tragédia. As operações nas demais pistas do aeroporto continuam, mas a situação do acidente causou grande impacto na movimentação aérea.