MANAUS, AM – Menos de um mês após uma grande intervenção para corrigir o desnivelamento de um trecho da Avenida Mário Ypiranga, na Zona Centro-Sul da cidade, a via voltou a apresentar problemas. Na última semana, motoristas foram surpreendidos por um novo afundamento na pista, exigindo extrema cautela para evitar acidentes.
Em 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) havia interditado a avenida para realizar obras de reparo, visando solucionar definitivamente o problema causado pela deterioração dos antigos tubos de ferro que correm sob a via. Quatro dias depois, a circulação de veículos foi reestabelecida com a promessa de que o problema estaria resolvido.
No entanto, a realidade se mostrou diferente. O engenheiro civil Frank Albert, que acompanhou os trabalhos, apontou falhas no processo de reparo. “Os processos acabaram sendo atropelados em função do curto espaço de tempo, então vão acontecer essas manifestações. Naquela época estava chovendo e tínhamos um solo saturado que é de difícil compactação”, explicou Albert. Ele acredita que a prefeitura terá de realizar uma nova intervenção para garantir a segurança da via.
A Seminf, em resposta, indicou que o afundamento recente foi causado por um problema em um registro de responsabilidade da concessionária Águas de Manaus. Em nota oficial, a Águas de Manaus afirmou que enviará uma equipe ao local para avaliar a situação e realizar as correções necessárias, visando a integridade e a funcionalidade da avenida.