Aulas da rede estadual serão repostas aos sábados e feriados

Cronograma teve aval dos órgãos de saúde e segue diretrizes de Plano de Retorno às Atividades Presenciais

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) divulgou nesta segunda-feira (23) o calendário especial de reposição das aulas nas escolas da rede estadual que aderiram à greve dos professores no período de 15 de março a 6 de abril deste ano. Após votação entre docentes e pedagogos, ficou acertado que a reposição ocorrerá aos sábados e feriados, dentro do horário escolar e da carga horária de cada componente curricular.

A reposição inicia neste sábado (28) e termina no dia 18 de dezembro. Para o cumprimento dos 200 dias referentes ao efetivo trabalho escolar, a escola que não aderiu à paralisação deve cumprir o Calendário Escolar Oficial de 2018. As que aderiram somente parcialmente devem efetivar os dias de paralisação dentro do calendário especial proposto (veja o quadro abaixo), respeitando a correlação dos dias para a reposição.

A escola deve encaminhar para apreciação e validação da coordenadoria de sua jurisdição, os dias paralisados com seus respectivos dias de reposição, no prazo máximo de 24 horas a contar de hoje. Após validação, a escola deve fixar o calendário em local de fácil visualização para conhecimento da comunidade escolar.

A escola que aderiu a paralisação deverá ministrar as aulas e preencher os dias de aula, no Diário Digital, do período em que efetivou a paralisação, no intervalo de 15 de março a 6 de abril.

A paralisação

O movimento durou duas semanas e encerrou no dia 6 de abril, após a categoria conseguir 24,91% de reajuste salarial. O aumento contempla professores, administrativos, merendeiras e vigias.

(Com informações do Portal A Crítica)