Ato em São Paulo testa força de Bolsonaro e coloca Lula em alerta

Concentração de público para ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para este domingo (25/2) começou ainda pela manhã.

SÃO PAULO, SP — Uma multidão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro tomou conta da Avenida Paulista neste domingo (25) em uma demonstração de força política e apoio ao líder de direita. Imagens aéreas mostraram nove quarteirões completamente ocupados por manifestantes, com os organizadores do evento estimando um público de 700 mil pessoas.

Bolsonaro chegou ao local acompanhado da mulher, Michelle Bolsonaro, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O ato também contou com a presença dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Em seu discurso, Bolsonaro voltou a defender suas políticas de governo, como o combate ao comunismo, a defesa da família e a liberdade de expressão. Ele também criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusando-o de “retrocesso” e “autoritarismo”.

A manifestação transcorreu de forma pacífica, com a presença de forte aparato policial. Apesar do clima festivo, alguns momentos de tensão foram registrados, como quando um grupo de manifestantes tentou invadir a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A grande presença de público na manifestação demonstra que Bolsonaro ainda possui uma base de apoio significativa no país, mesmo após sua derrota nas eleições presidenciais de 2022. O ato também serve como um aviso ao governo Lula, que terá que lidar com uma oposição forte e aguerrida nos próximos anos.