AMAZONAS — O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), assegurou as passagens aéreas para que Andrew Vitor, atleta do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), pudesse se juntar à Seleção Brasileira de Futebol Social. A equipe está em São Paulo realizando treinamentos preparatórios até esta quarta-feira (18/9), quando os convocados embarcarão para a Coreia do Sul, onde disputarão a Homeless World Cup.
De acordo com Jorge Oliveira, secretário da Sedel, o programa Pelci é fundamental para desenvolver talentos no esporte de base, oferecendo as oportunidades necessárias para que atletas como Andrew possam alcançar o alto rendimento. “A nossa prioridade é apoiar o desenvolvimento dos talentos locais e contribuir para o sucesso da nossa equipe nacional”, afirmou Oliveira.
Andrew, que integra o Pelci no bairro Redenção há quase um ano, destacou-se no campeonato de Futebol Social realizado em Manaus em novembro de 2023. Sua performance o levou à convocação para a seleção que representará o Brasil na maior competição de favelas do mundo. “Estou muito feliz e grato ao Governo do Amazonas pelo apoio. A expectativa para a viagem é enorme, e estamos treinando forte para buscar o título”, comentou o jovem atleta.
O coordenador de futebol da Sedel, Ediglê Farias, um dos responsáveis pela realização do torneio em Manaus, destacou a importância do Pelci no desenvolvimento de atletas da periferia e comunidades vulneráveis. “O programa não só ajuda os jovens a realizarem seus sonhos, mas também expande os horizontes do esporte de base, mostrando o impacto positivo de investimentos bem aplicados”, afirmou Farias.
A Homeless World Cup, que ocorre anualmente, chega à sua 19ª edição e será realizada pela primeira vez na Ásia. O torneio, criado em 2003, reúne 64 equipes de todo o mundo, incluindo 44 seleções masculinas e 20 femininas, todas formadas por pessoas ligadas a projetos sociais e comunitários, muitas delas vindas de periferias e favelas.