Atendimentos gratuitos vão identificar retinopatia diabética

A doença é caracterizada pelas altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente e a pessoa não percebe o que está acontecendo.

A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira evitável no mundo. E no Brasil, os diagnósticos aumentaram 60% nos últimos 10 anos, segundo o CBO, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.Para identificar e tratar a doença, atendimentos gratuitos vão acontecer pelo Brasil até início do mês que vem. As ações fazem parte do Novembro Azul dedicado à prevenção, ao diagnóstico e tratamento da diabetes.

A doença é caracterizada pelas altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente e a pessoa não percebe o que está acontecendo. É o que explica o médico Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.

Segundo o médico, a retinopatia diabética é consequência da diabetes. E a visão já afetada significa doença avançada.

Cristiano Caixeta recomenda o controle contínuo dos níveis de açúcar no sangue para evitar que a doença surja ou se agrave.

No mutirão contra a retinopatia diabética, as equipes nos municípios terão médicos especialistas em visão e alunos voluntários. Eles vão oferecer exames gratuitos pra identificar de forma precoce a doença, além de testes laboratoriais.

E no dia 25 de novembro, a partir das 9h, rola a maratona de conteúdos educativos, debates e palestras no YouTube do CBO.

A programação completa da maratona e do mutirão, você encontra em 24hpelodiabetes.com.br.