Astronauta Marcos Pontes abre o ciclo de Palestras da 1ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus

© Divulgação/Fapeam

Na manhã desta terça-feira (27), no Studio 5, foi realizada a primeira palestra da programação da 1ª Edição Feira do Polo Digital de Manaus, ministrada pelo o astronauta Marcos Pontes, com o tema “É Possível”. Ele foi escolhido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para ser o ministro da Ciência e Tecnologia, que assume o cargo a partir de 2019, em Brasília

O astronauta é natural da cidade de Bauru, interior de São Paulo,e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1981. Aos 18 anos de idade, foi piloto de testes e acumulou mais de 2 mil horas de vôos, em 25 tipos de aeronaves, tornando-se tenente-coronel. Sua trajetória ficou marcada em 2006, por ser o primeiro astronauta brasileiro a embarcar em uma missão espacial.

Durante a palestra, ele relatou a missão de comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Segundo  ele será  um desafiador, mas é uma área importante para desenvolvimento do  Brasil.

“Para construir um país desenvolvido temos que investir na Ciência e Tecnologia. Este ciclo vamos desenvolver em janeiro de 2019, priorizando a educação, formação de recursos humanos, formação de profissionais para a ciência, novas escolas técnicas, além de apoiar mais empresas de tecnologia e inovação. Sempre com o foco de fazer parcerias e  cooperações internas e externas”, detalhou.

Segundo ele, a região Norte é extremamente especial, pois tem um potencial enorme, mas é preciso pensar também no desenvolvimento sustentável.

“Podemos sim, ter uma região com desenvolvimento econômico e social excelentes,  e ao mesmo tempo preservar toda essa maravilha que temos no entorno. Nós temos o mundo inteiro nos observando em relação as riquezas naturais. A ideia é oferecer ideias inovadoras para manter essa região linda e preservada, por meio da Ciência e Tecnologia.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou da feira com exposições de projetos em um estande.

Comentarios