A assessoria do escritório “Giuliani Security & Safety”, de Rudolph Giuliani, informou ao deputado Serafim Corrêa (PSB), na manhã desta quinta-feira (26), que não ocorreu contrato com o Governo do Estado, para realizar consultoria na área de segurança.
“A assessora me informou que houve um termo de intenção para que eles tomassem as primeiras medidas e se concordassem em fazer o serviço e entendessem que o Governo do Amazonas fosse transparente o suficiente, assinariam o contrato. Então vejam, que foi o Governo do Amazonas, pelo site da Secretaria de Segurança Pública, que está fazendo disso um marketing, divulgando que o Amazonas é primeiro no Brasil a ter consultoria de Rudolph Giuliani”, alertou Serafim.
No dia 18 deste mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), divulgou em reportagem que “Amazonas é primeiro no Brasil a ter consultoria de Rudolph Giuliani, que reduziu em mais da metade crimes em Nova York”. Nesta segunda-feira (23), em coletiva à imprensa, o governador Amazonino Mendes ressaltou “o pioneirismo do Amazonas em trazer para o Brasil uma consultoria da área de segurança reconhecida mundialmente”. “Nós estamos contratando o que há de melhor no mundo”, disse Amazonino.
No mesmo evento, o governador revelou que a consultoria na área de segurança contratada junto à empresa do ex-prefeito de Nova Iorque (EUA), Rudolph Giuliani, custará US$ 1,5 milhão, o equivalente a R$ 5 milhões.
A assessoria de Rudolph Giuliani informou ainda que foi procurada em 2009 pelo Governo do Rio de Janeiro para prestar consultoria na área de segurança, mas que ao final, a gestão de Sérgio Cabral não atendeu aos termos de “qualidade, profissionalismo e transparência” e o contrato não foi realizado.