Após 37 dias, Wuhan volta a ter caso de Covid-19

Governo da China afirma que o coronavírus começou a infectar humanos nesse mercado de frutos do mar de Wuhan. — Foto: Dake Kang/AP

A cidade de Wuhan, onde começou a pandemia do novo coronavírus, voltou a registrar um caso de Covid-19, segundo levantamento divulgado neste domingo (10) pela Comissão de Saúde da Província de Hubei. O paciente está em estado grave, conforme o relatório. É o primeiro novo caso desde 3 de abril, segundo levantamento feito pela rede de TV CNN. A cidade teve 50.334 casos e 3.869 mortes confirmados, conforme a comissão. Ainda segundo a CNN, o paciente mora em um bairro que registrou 20 casos confirmados, e o novo caso está sendo tratado como ‘infecção comunitária passada’.

A China registrou 14 novos casos do novo coronavírus neste domingo (10), o primeiro aumento de dois dígitos em 10 dias. Onze dos 12 casos por contaminação doméstica ocorreram na província de Jilin, no nordeste, o que levou as autoridades a aumentar o nível de ameaça em um de seus municípios, Shulan, para alto risco, apenas alguns dias depois de rebaixar todas as regiões para baixo risco.

Autoridades chinesas disseram que o surto de Shulan teve origem em uma mulher de 45 anos que não tinha histórico recente de viagens, mas passou o vírus para o marido, três irmãs e outros membros da família. Os serviços de trem na região foram suspensos.

“O controle e a prevenção de epidemias são um assunto sério e complicado, e as autoridades locais nunca devem ser excessivamente otimistas, cansadas da guerra ou desprevenidas”, disse o secretário do Partido Comunista de Jilin, Bayin Chaolu. Jilin também tem fronteira com a Coreia do Norte, que diz não ter casos de Covid-19. Com informações da Associated Press.

FONTE: AGÊNCIA ESTADO