A Anvisa — Agência Nacional de Vigilância em Saúde — recebeu do laboratório Pfizer o pedido de registro de vacina contra a bronquiolite, uma inflamação dos brônquios, que ataca principalmente crianças e bebês.
A doença é provocada por um VSR, vírus sincicial respiratório, causador de infecções no sistema respiratório.
Atualmente, não há no país medicamentos com indicação preventiva para a doença.
Se for aprovado, será o sinal verde para a venda, distribuição e uso pela população.
Os dois filhos da empresária Isabel Carolino tiveram bronquiolite. O mais novo, aos oito meses de idade, e o mais velho, aos 19 dias de vida, que ficou em estado grave.
Isabel Carolino fala sobre a esperança que a vacina traz.
Chamada de Abrysvo, a vacina da Pfizer, se aprovada, será indicada para bebês, crianças, gestantes e adultos acima de 60 anos.
Para a pediatra Caroline Teles, o imunizante poderá ser um divisor de águas dentro da pediatria, já que vai permitir a prevenção de infecções.
Entre janeiro e abril do ano passado foram notificados cerca de 3.600 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. A maior parte em crianças menores de quatro anos.
O pedido de registro da vacina contra bronquiolite segue a regulamentação da Anvisa, para que sejam apresentados dados e estudos clínicos que comprovem qualidade, segurança e eficácia do medicamento.
Também está em análise na Agência um outro pedido de registro de imunizante contra o vírus causador de infecções respiratórias.