
MANAUS, AM — Durante a formatura do 2º Curso Tático de Operador Romu (CTOR), realizada nesta quinta-feira (3/7), na Casa de Praia Zezinho Corrêa, o prefeito David Almeida anunciou o envio de um projeto de lei que garante gratificação de 25% para os agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
O prefeito também revelou planos para a criação da Polícia Municipal de Manaus, que atuará de forma armada e operacional, em complemento à atual Guarda Municipal, voltada à segurança patrimonial.
“Não vamos substituir nenhuma força, mas somar. A segurança é dever do Estado, mas responsabilidade de todos”, afirmou David Almeida. A medida está alinhada à emenda constitucional aprovada pelo Senado, permitindo a existência das polícias municipais.
Além disso, a gestão confirmou a formação de mais 150 agentes a partir de 19 de agosto e anunciou um novo concurso público para 2025, com 550 vagas para policiais municipais, elevando o efetivo total para cerca de mil agentes.
No evento, também foram entregues cinco novas viaturas à Romu, sendo quatro blindadas, destinadas a reforçar a segurança em terminais de ônibus e operações urbanas.
Durante a cerimônia, o secretário Alberto Siqueira elogiou o prefeito pelo apoio à segurança municipal. Já os formandos compartilharam suas emoções após o intenso treinamento de 25 dias com apoio de forças de elite como COE, Rocam, Choque/Core e outros.
O encerramento da formação marca uma nova fase para a segurança pública municipal, com foco em valorização profissional, capacitação e reforço no combate à criminalidade.


