sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Política Amom Mandel inclui representantes do AM em audiência pública para baratear tarifas...

Amom Mandel inclui representantes do AM em audiência pública para baratear tarifas de energia

Deputado Amom Mandel (Cidadania)

Foi aprovado na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS), nesta terça-feira (17/10), um requerimento do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) para a inclusão do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e de um representante da Concessionária Amazonas Energia S/A em audiência pública que irá tratar sobre as tarifas de energia elétrica. A reunião será em conjunto com a Comissão de Minas e Energia (CME) e ainda não teve data definida.

O custo de energia elétrica no Brasil aumentou 47% nos últimos cinco anos, segundo pesquisas realizadas pela plataforma Cupom Válido em 2022, que se baseia nos dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Em novembro de 2021, a tarifa do Amazonas passou a ser uma das mais altas do país, custando R$ 0,803 por kWh.

Isso impacta tanto na capital, quanto para a população ribeirinha e indígena. Os valores da taxa de energia elétrica praticados no Amazonas representam o dobro do restante do país. Em uma audiência no Senado Federal, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, informou que a tarifa média de energia na região Norte deve subir 17,6% este ano.

“No Brasil, em média, ela deve subir 6,9%, mas os números se tornam ainda mais alarmantes financeiramente falando para três regiões brasileiras: Norte (17,6%), Nordeste (7,9%) e Centro-Oeste (6,5%). Já o Sul (4,5%) e o Sudeste (5,7%) os reajustes não saíram tão caros”, contesta o parlamentar em um trecho do requerimento.

Amom entende que na audiência é extremamente importante trazer representantes amazônidas, junto com gestores do Pará e do Amapá – outras regiões que também possuem altos custos de energia para a população.

A intenção do deputado é construir tarifas mais baixas para o Amazonas, além de otimizar o uso da energia, já que 53,5% são efetivamente utilizados para a geração, transmissão e distribuição de energia – os outros 46,5% são compostos por taxas, furtos, impostos e ineficiências.