
MANAUS — Em um gesto de solidariedade e apoio, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, realizou a realocação de 60 amazonenses que residem no Rio Grande do Sul, após o desastre das enchentes que assolaram o estado gaúcho. A operação, que faz parte da Operação Amazonas pelo Rio Grande do Sul, contou com dois voos comerciais que partiram de Florianópolis e desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, no último sábado (18/05).
O primeiro voo, que chegou na madrugada, transportou 34 passageiros, enquanto o segundo, às 16h, trouxe 26 pessoas. A escolha de Florianópolis como ponto de partida se deu em virtude da interdição dos aeroportos nas localidades afetadas pelas enchentes.
“A determinação do governador Wilson Lima foi que esse apoio fosse feito o mais rápido possível”, explicou o secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo. “Tivemos que entender a situação de cada um, pois muitas cidades estavam com acesso comprometido pelas estradas danificadas. É momento de união para ajudarmos os irmãos gaúchos e também os nossos amazonenses que estavam em situação difícil.”
Apesar da previsão inicial de que o segundo voo traria 32 passageiros, seis pessoas não conseguiram chegar até Florianópolis. Segundo o coronel Máximo, alternativas já estão sendo buscadas para ajudá-los.
O reencontro dos familiares e amigos foi marcado por muita emoção, com abraços, lágrimas e palavras de gratidão. O aposentado Paulo Assunção, 70 anos, aguardava ansiosamente a chegada de sua esposa, Ana Paula, que estava na cidade de Canelas visitando o filho. “Esse trabalho é nota dez”, disse ele. “Meus agradecimentos ao governador Wilson Lima por essa ajuda tão importante.”
Ao avistar o marido, Ana Paula não conteve a emoção. “É um alívio enorme estar de volta à nossa terra e em nossa casa”, disse ela. “Agradeço ao povo amazonense por sua união e por fazer a diferença na vida do próximo.”