Amazonas tem a maior taxa de faltosos do país no primeiro dia do Enem 2022

Segundo o Inep, dos 79.066 inscritos no formato impresso no estado, 44.932 (43,2%) não compareceram à primeira etapa do Exame. FOTO: ARQUIPO GÓES/REDE AMAZÔNICA

Quase metade dos participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, no Amazonas, faltaram ao primeiro dia de prova, realizado no domingo (13). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado registrou a maior taxa de faltosos do país.

No Amazonas, dos 79.066 inscritos no formato impresso do Exame, 44.932 (43,2%) não compareceram. Na modalidade virtual, a taxa de faltosos foi ainda maior e mais da metade dos candidatos, 1.048 (54,6%), não realizou o primeiro dia de prova.

O percentual de abstenção registrado no estado, neste ano, é ainda maior que o de 2021, quando a quantidade de inscritos que não compareceram ao primeiro dia de provas já foi considerada elevada. No ano passado, a taxa de faltosos na primeira etapa do Enem foi de 40,6% e 46% nas versões impressa e digital, respectivamente.

Nesta fase inicial, o Exame trouxe 90 questões de múltipla escolha de linguagens, ciências humanas, além da redação. A segunda etapa das provas do Exame será aplicada no próximo domingo (20).

O Inep informou que divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Taxa de abstenção em todo o país

Em 2021, 74% dos inscritos compareceram ao primeiro dia de prova, segundo o Inep. Em 2020, o Enem registrou a maior abstenção de sua história: 51,5% dos inscritos não fizeram a prova.

As notas do Enem podem ser utilizadas em programas que dão acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com a participação de diferentes instituições em todo o país.

Por G1