Amazonas ocupa 3º lugar em ranking de estimativa de desmatamento na Amazônia Legal, aponta Inpe

Dados foram contabilizados entre agosto de 2018 e julho deste ano ─ Foto: Jonatas Boni

O Amazonas é o terceiro estado da Amazônia Legal no ranking de estimativa de desmatamento da Amazônia Legal, com 1,4 mil km² desmatados entre agosto e 2018 e julho deste ano.

Os dados, que representam 17,26% das áreas afetadas na região, foram divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).

O estado fica atrás apenas do Pará, que teve 3,8 mil km² desmatados, e mato Grosso (1,6 mil km²). Atrás do Amazonas, aparecem Rondônia (1,2 mil km²) e Acre (688 km²).

O Inpe reforçou que os valores apresentados são uma estimativa da taxa de desmatamento para o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) 2019.

A taxa consolidada será apresentada quando for completado o processamento de todas as 229 cenas que recobrem a Amazônia Legal.

Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que reconhece o aumento no desmatamento no Amazonas, mas disse que o total de área desmatada equivale a 0,09% da área total do Estado.

O Governo informou ainda que, entre as ações de combate, decretou situação de emergência no Sul do Amazonas, “o que culminou na redução dos focos de calor em quase 70% no mês de outubro”.

Segundo o Inpe, a taxa é fruto dos dados gerados pelo Prodes. O mapeamento utilizou imagens do satélite Landsat ou similares para registrar e quantificar as áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares.

O Perodes considera como desmatamento a remoção completa da cobertura florestal primária por corte raso, independentemente da futura utilização destas áreas.

Por G1