Amazonas lidera abstenções no CPNU2 com mais de 51% de ausências

Na 2ª edição do CPNU, quase 60% dos inscritos compareceram

Na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU2), realizada no domingo (6/10), quase 60% dos inscritos compareceram à prova da primeira etapa — um total de 436.582 candidatos entre os mais de 760 mil inscritos. Esse índice representa uma melhora em relação à primeira edição do concurso, em 2024, quando apenas 46% dos inscritos compareceram.

Apesar do avanço geral na taxa de presença, chamou atenção a elevada abstenção no Amazonas, onde 51,2% dos candidatos inscritos não compareceram — o maior índice de ausência entre todas as unidades da federação. Em contraste, o Distrito Federal registrou a menor abstenção, com apenas 30,8%.

A ministra Esther Dweck avaliou a aplicação das provas como tranquila, com poucas ocorrências. Em Manaus, uma escola ficou sem energia elétrica, o que resultou na prorrogação do tempo de prova em 1h30. Além disso, duas pessoas foram afastadas por irregularidades, e um candidato em Brasília precisou de atendimento médico, mas passa bem.

Os gabaritos preliminares e os cadernos de provas foram divulgados nesta segunda-feira seguinte à aplicação. Apenas os classificados na primeira etapa — que contou com 90 questões para nível superior e 68 para nível intermediário — farão a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro. Ao todo, o concurso oferece 3.144 vagas para nível superior e 508 para nível intermediário.