quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026.
Início Saúde Amazonas ganha duas novas vagas na Câmara com novo projeto

Amazonas ganha duas novas vagas na Câmara com novo projeto

Esse ajuste beneficia diretamente estados como o Amazonas, que ganhará mais representatividade na Câmara.

BRASÍLIA, DF — A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. O texto, que agora segue para o Senado, foi aprovado por 270 votos a 207 e prevê a criação de 18 novas vagas na Casa a partir das eleições de 2026, incluindo duas novas cadeiras para o estado do Amazonas.

A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ) e relatada por Damião Feliciano (União-PB), estabelece que a nova composição deve refletir as mudanças populacionais apontadas no Censo Demográfico de 2022. Esse ajuste beneficia diretamente estados como o Amazonas, que ganhará mais representatividade na Câmara.

De acordo com Feliciano, a criação das novas vagas “corrige as distorções que hoje penalizam os Estados sub-representados que tiveram crescimento populacional importante nas últimas décadas”. O impacto financeiro da medida foi estimado em R\$ 64,6 milhões anuais pela Direção-Geral da Câmara.

Além do Amazonas, outros estados como Pará, Santa Catarina e Mato Grosso também ganharão mais vagas, enquanto a proposta impede que estados que perderam população tenham sua representatividade reduzida, mantendo a distribuição atual.

Agora, o texto segue para o Senado, onde ainda precisará ser aprovado para que as novas vagas possam ser implementadas nas eleições de 2026. Caso o Congresso não conclua a votação até o prazo determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão sobre a nova composição será transferida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).