Alunos se mobilizam em ação contra suicídio na Ponte Rio Negro

Aproximadamente 20 alunos da Escola Estadual Benedito Almeida, localizada no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus, engajados em vários projetos sociais, – entre eles o Projeto AME (Alunos Mais que Especiais) – estarão realizando, no dia 8 de setembro, por volta das 8h da manhã, o “Projeto AME Resgatando Vidas”. A ação será realizada na Ponte Jornalista Phelpiie Daou, mais conhecida como “Ponte Rio Negro”, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

O projeto tem como destaque conscientizar, por meio de conversas com os moradores daquela área da cidade, sobre o suicídio.
De acordo com o professor responsável pelo grupo, Girleno Menezes, o objetivo da ação é tentar minimizar os índices de morte que vêm acontecendo na Ponte Rio Negro.

“Entendemos que podemos motivar pessoas a não praticarem o suicídio. Vamos estar colocando cartazes com frases motivacionais e conversando com as pessoas que frequentam o local diariamente, dizendo o quanto elas são especiais e que não podem desistir da vida”, assegurou o docente.
Em Manaus, o Portal Em Tempo, em matéria no mês de junho, divulgou que, semanalmente, seis pessoas tentam suicídio da Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como “Ponte Rio Negro”, que liga a capital amazonense aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, na região metropolitana.

Todos os anos, desde 2015, no mês de setembro, em todo Brasil é lançado a campanha “Setembro Amarelo” de prevenção o suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta. Por ano, quase 800 mil pessoas em todo o mundo se matam, o que tornou o suicídio a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.

Por EM TEMPO