O Ministério da Defesa anunciou nesta quarta-feira (11), que em 2025, mulheres que completarão 18 anos, poderão fazer o alistamento militar voluntário. O prazo para recrutamento vai de 1º de janeiro a 30 de junho. Esta é a primeira vez que as Forças Armadas promovem esse tipo de iniciativa.
Segundo a pasta, serão ao todo quase 1,5 mil vagas distribuídas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal:
- 155 vagas – Marinha;
- 1.010 – Exército;
- 300 – Aeronáutica.
As interessadas devem se alistar pela internet ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar. Para preencher os requisitos necessários, é preciso que as candidatas residam em municípios que façam parte no Plano Geral de Convocação e completar 18 anos em 2025.
Quando solicitado, a interessada deve anexar documentos como comprovante de residência, certidão de nascimento e documento de identidade ou carteira de trabalho.
Seleção
Após o processo de alistamento, as mulheres serão incorporadas às corporações entre 2 e 6 de março ou entre 3 e 7 de agosto, em 2026. Eles devem cumprir 12 meses de serviço militar, que podem ser prorrogados até oito anos.
Além da remuneração, as selecionadas terão direito a benefícios como auxílio-alimentação, licença maternidade e contagem de tempo para aposentadoria. Até então, o alistamento militar era restrito e obrigatório para homens de 18 anos incompletos. Mulheres fazem concurso para garantir vaga nas Forças.