
Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos por um alerta de terremoto em seus celulares Android. A notificação, que incluia dicas de segurança, indicava tremores com magnitudes de 4,6 em Ubatuba e 5,5 na Baixada Santista. Apesar do susto, não houve registro de tremores de terra.
A tecnologia utilizada para detectar movimentações sísmicas funciona com sensores dos próprios dispositivos e pode emitir notificações preventivas com base em dados globais de sismologia. No entanto, a Defesa Civil de São Paulo negou ter emitido o alerta, levantando a suspeita de que a notificação possa ter sido enviada por algum serviço exclusivo do Google.
Especialistas afirmam que não há motivos para pânico, já que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado de São Paulo. A Defesa Civil do estado também emitiu um comunicado oficial, afirmando que não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das Defesas Civis.
O incidente serve como um lembrete da importância de manter a calma em situações de emergência e buscar informações em fontes oficiais. Apesar do susto, o alerta misterioso não passou de um equívoco, sem causar nenhum dano ou vítima.