
AMAZONAS — O governo federal lançou o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (Pipar), que prevê investimentos de R$2,1 bilhões em 102 aeroportos brasileiros, sendo 20 deles localizados no Amazonas. A informação foi divulgada pelo deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), após reunião com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O objetivo do programa é ampliar, adequar e modernizar as pistas e terminais de passageiros, melhorando a infraestrutura aeroportuária em pequenas cidades. Além disso, o programa visa abrir novas conexões para voos e reduzir os preços das passagens.
Aeroportos do Amazonas incluídos no programa:
– Amaturá
– Anamã
– Nova Olinda do Norte
– Pauini
– Jutaí
O Amazonas já possui três aeroportos sob concessão da iniciativa privada: Manaus, Tefé e Tabatinga, que receberam investimentos de mais de R$259 milhões.
O acordo homologado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) permitirá a criação do Pipar, que abrirá uma competição simplificada entre as concessionárias interessadas, oferecendo condições de negociação facilitadas.
Vantagens do programa:
– Alivia o ônus financeiro sobre o governo
– Garante melhorias nas condições operacionais dos aeroportos regionais
– Incentiva investimentos privados na infraestrutura aeroportuária regional
A seleção simplificada ocorrerá em rodadas variadas, com prioridade para áreas de importância estratégica na Amazônia Legal.


