Início Economia Aérea de baixo custo da Colômbia fecha as portas após veto de...

Aérea de baixo custo da Colômbia fecha as portas após veto de fusão

Agência oficial vetou incorporação da Viva Air pela tradicional Avianca

A empresa aérea colombiana de baixo custo Viva Air anunciou na noite desta segunda-feira (27) que decidiu encerrar suas atividades.

O fim das operações pegou de surpresa mais de 18 mil pessoas que adquiriram passagens em diversas regiões da Colômbia e outros países, inclusive o Brasil.

No final da noite de ontem, a Viva Air decidiu cancelar todos os voos, alegando falta de condições financeiras para operar, após a Aeronáutica Civil Colombiana, uma espécie de agência reguladora, ter vetado a fusão da companhia de baixo custo com a Avianca.

Nos aeroportos de Medellin, onde fica a sede da empresa, e Bogotá houve protestos, gritaria, passageiros dormindo no chão e cadeiras dos terminais, aguardando pelo embarque.

Há brasileiros afetados pelo encerramento de atividades da Viva Air os passageiros afetados, há dezenas de brasileiros, já que a Viva Air mantinha 5 operações semanais para São Paulo, com voos para diversos destinos da América, como México e Estados Unidos.

Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas que compraram passagens com a companhia vão ser afetadas pela decisão. E mais de 5 mil funcionários vão perder o emprego.