Adaf apreende 3,4 toneladas de alimentos irregulares em Manaus

O estabelecimento, que era autorizado a vender produtos no atacado, foi autuado e os produtos encaminhados para destruição.

MANAUS — A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou uma operação que resultou na apreensão de 3,4 toneladas de alimentos irregulares em um estabelecimento localizado no conjunto Parque das Nações, no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus. Os produtos apreendidos incluíam queijo muçarela, presunto, mortadela e linguiça calabresa, que estavam sendo fatiados sem autorização e possuíam selos de inspeção falsificados.

Os fiscais da Adaf encontraram nove funcionários reembalando os produtos em um espaço improvisado dentro de uma câmara frigorífica desativada. O proprietário do estabelecimento assumiu a responsabilidade pelo fatiamento irregular e pela falsificação dos selos, mas negou que os produtos vencidos estivessem destinados ao consumidor final.

Além dos produtos alimentícios, os fiscais também apreenderam 33,5 mil etiquetas falsificadas. O fiscal agropecuário médico veterinário Leonardo Assis destacou que o estabelecimento manipulava entre 500 e 600 quilos de produtos por dia.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, ressaltou a importância da fiscalização para proteger a saúde pública. A Adaf conta com o apoio da população para denunciar irregularidades e pode ser contatada pelos telefones (92) 99138-4073 e (92) 99380-9174.