Abrasel lança com Amazonastur primeira marca gastronômica do AM

© Divulgação

A identidade de um povo é o que lhe faz ser lembrado em qualquer parte do mundo. Desta maneira, nos dias 21 e 22 de dezembro, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, recebe o 4° Salão de Turismo Amazonas. O evento irá reunir chefs de cozinhas e profissionais do turismo brasileiro renomados, além do lançamento da primeira marca que será o símbolo gastronomia amazonense. A criação dessa grife gastronômica tem objetivo de patentear o Peixe na Brasa, que é um ícone da culinária no Estado.

A programação contará ainda com cursos, palestras, workshops, mesa-redonda e aula-show. Além disso, haverá um espaço gastronômico, de artesanato, stands com os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro e representantes do trade turístico para exposição do potencial turístico do Amazonas, como conta a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), Zeina Russo.

“Será um momento único. Temos certeza que esse evento foi pensado para promover o que nós temos de melhor a oferecer aos nossos turistas e visitantes, que é a nossa gastronomia, o nosso peixe assado, herdado de um povo indígena forte, que plantava e pescava o próprio alimento e que ficou conhecido mundo afora”, disse.

Participação nacional

A aula-show de abertura do Salão ficará por conta do chef Felipe Bronze, conhecido nacionalmente por apresentar programas de culinária no canal GNT. Em maio deste ano, o restaurante de Felipe Bronze ganhou duas estrelas Michelin, guia que avalia estabelecimentos de todo o mundo. Em novembro, ele foi eleito por uma revista especializada como um dos cem melhores chefs de cozinha do mundo. Ele passou a integrar a lista que só possui dois brasileiros.

Turismo

A consultora no segmento de turismo de sol e praia, Lina Maria Cavalcante Mendonça, apresentará o case de sucesso do ordenamento turístico da Praia do Peixe, no Tocantins. E de João Pessoa – PB, a jornalista especializada em turismo, Alessandra Lontra, falará sobre a importância da imprensa e mídias socais para o turismo. Alessandra atua no turismo há mais de 35 anos e, este ano, foi indicada ao Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Imprensa e mídias sociais”.