Novas sondagens sociais entre residentes norte-americanos mostram que 33% dos estudantes, do ensino fundamental, médio e superior, não têm certeza que a Terra é um globo, revela a edição LiveScience.
Nos EUA há movimentos sociais, cujos participantes acreditam que a Terra na verdade é plana. Muitos se sustentam em mitos, outros na Bíblia. Para eles, na realidade, cientistas, NASA e companhias aéreas abafam formato do planeta por fazerem parte de uma conspiração elitista.
Como demonstra caso recente de Mike Hughes, que construiu um foguete caseiro para se lançar ao céu a fim de verificar a teoria, alguns representantes deste “movimento cultural” se mostram prontos para arriscar própria vida em prol da ciência, recebendo ajuda financeira de outros seguidores.
De acordo com a última pesquisa da agência YouGov, ideias sobre Terra plana são compartilhadas ou, ao menos, não são excluídas pela maioria dos norte-americanos. No total, cerca de 2% dos habitantes dos EUA creem que a Terra é plana e que as autoridades ocultam isso, e outros 14% duvidam que o nosso planeta seja redondo.
Nota-se que republicanos e outros conservadores são mais céticos. Apesar de serem mais religiosos, 90% deles acreditam que a Terra é redonda, enquanto democratas demonstram uma porcentagem menor — 83%. É muito provável haver ligação aos níveis intelectual e financeiro superiores entre os círculos conservadores nos EUA.
No que diz respeito aos jovens norte-americanos, que estão estudando no ensino fundamental, médio e superior, a teoria da Terra plana encontrou mais apoio, o que é surpreendente. Somente 66% dos estudantes estão seguros que a Terra é redonda e cerca de 4% concordam com os céticos.
Por incrível que pareça quase todos os idosos entrevistados não acreditam que a Terra seja plana de forma alguma; 95% deles acreditam nas teorias de Eratóstenes, Aristóteles e Galileu Galilei.
Por que muitos americanos acreditam que a Terra é plana se trata de uma pergunta frágil, mas a deterioração do ensino escolar nos EUA e a crescente popularidade da teoria sobre Terra plana podem de certa forma explicar este paradoxo.
(Com informações do Sputnik Brasil)