A partir do dia 16, exames de mamografia voltam a ser realizados em Parintins

Nesta quarta-feira, foram realizados os primeiros testes

A Prefeitura de Parintins anunciou que retomará na próxima terça feira, dia 16, os exames de mamografia no município. Numa parceria com o Governo do Estado do Amazonas, dentro da fase de regionalização da saúde do município, foram adquiridos um digitalizador e impressora novos que possibilitam a realização dos exames no hospital Jofre Cohen. Por dia serão realizados 20 exames, sendo 10 pela manhã e 10 à tarde.

Desde segunda-feira uma técnica da empresa vencedora da licitação promove capacitações aos servidores da sala de mamografia sobre utilização dos novos equipamentos avaliados em R$ 150 mil. Nesta quarta-feira, foram realizados os primeiros testes.

O secretário Clerton Rodrigues Florêncio comemorou a retomada do exame justamente durante o Outubro Rosa, mês que marca a prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Ele lembrou a articulação do prefeito de Garcia junto ao Governo do Estado para que Parintins voltasse a oferecer a mamografia não apenas à sua população, mas também aos municípios vizinhos. “Em 2017 foram mais de 1.100 exames realizados. Infelizmente o convênio que existia entre a empresa privada e a Susam foi paralisado afetando o serviço em Parintins. Agora com todos os equipamentos pertencentes ao município poderemos trabalhar sem preocupações e podendo atender as mulheres
com regularidade” afirmou.

A técnica de empresa Carestream, Aya Yamauti, afirmou que o sistema que está sendo implantado em Parintins detém a maior parcela do mercado brasileiro por conta da qualidade na mamografia e radiologia digital. Ela reiterou que entre as vantagens estão a rapidez e precisão das imagens que resultam em diagnósticos mais precisos.