sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Saúde Prefeitura reforça combate à hanseníase com testes rápidos em 12 unidades de...

Prefeitura reforça combate à hanseníase com testes rápidos em 12 unidades de saúde

Manaus (AM) — A Prefeitura de Manaus está orientando familiares e pessoas próximas de pacientes com hanseníase a realizarem o teste rápido disponível em 12 Unidades de Saúde da capital. A medida faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para identificar precocemente novos casos e interromper a transmissão da doença.

Segundo a Semsa, o exame é indicado para quem conviveu de forma próxima e prolongada com pacientes diagnosticados. O teste detecta anticorpos contra o bacilo causador da hanseníase, o Mycobacterium leprae. Se o resultado for positivo, não significa que a pessoa já tem a doença, mas que apresenta maior risco de adoecimento e deve ser acompanhada por cinco anos.

Em 2025, Manaus alcançou 90% de cobertura na avaliação de contatos de pacientes, índice considerado positivo para o controle da doença. No ano passado, foram feitos 390 testes rápidos, sendo 212 nas UBSs da Semsa e 178 na Fundação Alfredo da Matta.

A chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase, enfermeira Ana Cristina Malveira, explica que após 72 horas de tratamento o paciente deixa de transmitir a doença. No entanto, como os sintomas podem demorar anos para aparecer, o acompanhamento dos contatos é fundamental.

A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa, transmitida por gotículas de saliva de pessoas sem tratamento. Em 2024, Manaus registrou 88 novos casos, incluindo três em crianças, o que mostra que a transmissão ainda está ativa.

Apesar dos avanços, o município enfrenta desafios como diagnóstico tardio, estigma social e dificuldade de acesso em áreas periféricas. Para enfrentar esses problemas, a Semsa aposta em ações de vigilância, capacitação de profissionais e educação em saúde.

Os testes rápidos estão disponíveis em USFs das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, além de atendimento domiciliar na zona rural.