
Washington (EUA) — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou neste sábado (3) uma imagem de Nicolás Maduro aparentemente algemado e com os olhos vendados por óculos escuros. Na foto, o líder venezuelano apimarece vestindo moletom a bordo do USS Iwo Jima, navio da Marinha americana posicionado no Caribe.
Destino: Nova York
Segundo Trump, Maduro e a esposa, Cilia Flores, estão sendo transportados para Nova York, onde devem responder a acusações na Justiça americana. O casal foi capturado durante operação militar de grande escala na madrugada deste sábado, que incluiu bombardeios em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.
“Foi como ver um programa de TV”
Em entrevista à Fox News, o presidente americano revelou que acompanhou a captura em tempo real por meio de transmissão feita pelos agentes envolvidos na missão. “Foi como assistir a um programa televisivo”, declarou.
Trump ainda informou que a operação estava programada para quatro dias antes, mas foi adiada por questões climáticas.
Negociação rejeitada
O republicano afirmou ter conversado com Maduro uma semana antes do ataque. Segundo ele, o venezuelano tentou negociar uma saída pacífica do poder, mas a proposta foi recusada.
“Eles quiseram negociar no final, mas eu não queria”, disse Trump.
Futuro em aberto
Questionado sobre quem assumirá o comando da Venezuela, Trump declarou que a decisão ainda não foi tomada. Ele mencionou a líder opositora María Corina Machado e a vice-presidente Delcy Rodríguez como possibilidades, sem confirmar nenhuma das duas.
O presidente também sinalizou que os EUA terão participação ativa no setor petrolífero venezuelano, mas garantiu que a China continuará recebendo petróleo do país sul-americano.


