Homem urina no altar durante missa lotada na Basílica de São Pedro

O Vaticano ainda investiga o episódio e apura a identidade e motivação do responsável

VATICANO — Um episódio de desrespeito gerou indignação na manhã da última sexta-feira (10), durante a missa das 9h, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Um homem não identificado foi flagrado em vídeo urinando no Altar da Confissão, cenário de momentos importantes no catolicismo e palco de cerimônias conduzidas pelo Papa.

As imagens mostram o homem subindo ao altar, baixando as calças e urinando diante de fiéis e turistas perplexos. O ato, descrito como ultrajante por testemunhas, levou guardas do Vaticano a intervir rapidamente. Ele ainda se expôs parcialmente ao vestir as calças antes de ser retirado do local.

A Santa Sé não se pronunciou oficialmente, mas o Papa Francisco teria ficado impactado com o ocorrido, conforme a imprensa italiana. O caso reabre discussões sobre segurança em locais sagrados — em episódios recentes, o mesmo altar foi palco de outros incidentes, como vandalismo a candelabros e protestos.

Situações semelhantes têm motivado o aumento de segurança e controle em pontos turísticos e religiosos na Itália, incluindo medidas mais rígidas em cidades como Veneza e Roma. O Vaticano ainda investiga o episódio e apura a identidade e motivação do responsável.