Israel e Hamas fecham acordo de paz em Gaza

Donald Trump anunciou que ambos os lados assinaram a primeira fase de um plano de paz histórico

EUA — Em um anúncio histórico realizado na noite desta quarta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase de um acordo de paz para a Faixa de Gaza. A notícia foi celebrada pelas duas partes e por mediadores internacionais, representando um passo crucial para pôr fim a dois anos de conflito.

O acordo, confirmado pelos governos de Israel e do Hamas, bem como pelo Catar, que atuou como mediador, prevê a libertação de todos os reféns mantidos em Gaza “muito em breve” e a retirada das tropas israelenses para uma linha previamente acordada. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o tratado é uma “vitória nacional e moral” para Israel e que convocará seu gabinete para aprová-lo.

O Hamas, em comunicado, pediu que os países garantidores assegurem o cumprimento integral dos termos por Israel e agradeceu aos esforços de mediação. O plano, que tem como base uma proposta de 20 pontos da Casa Branca, é visto como os primeiros passos em direção a uma paz duradoura na região.