
A Petrobras deu início, nesta segunda-feira (6/10), às inscrições para a edição 2025 do Programa Jovem Aprendiz, com mais de 700 vagas distribuídas em 23 cidades — entre elas, Manaus (AM). O processo seletivo, totalmente gratuito, é voltado a jovens de 14 a 21 anos e 7 meses (sem limite de idade para pessoas com deficiência) e oferece formação profissional em parceria com o SENAI.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site jovemaprendizpetrobras.gruposeres.com.br até domingo (12/10). Devido à alta demanda, o sistema ficou temporariamente indisponível para novos cadastros na data de abertura, mas foi restabelecido na terça-feira (7/10), a partir das 9h.
O programa, com duração de 21 meses, conta com 39 turmas em duas modalidades:
- Aprendizagem Profissional Básica (26 turmas)
- Aprendizagem Técnica (13 turmas)
São 30 cursos nas áreas de Instrumentação, Eletricidade Industrial, Mecânica de Manutenção, Logística, TI, Química, Automação Industrial, Administração, entre outras. Os candidatos devem estar matriculados a partir do 5º ano do Ensino Fundamental (para cursos básicos) ou a partir do 2º ano do Ensino Médio (para cursos técnicos).
Além da formação, os selecionados recebem salário-mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias remuneradas, FGTS e podem aderir opcionalmente a um plano de previdência complementar e ao Programa de Atividade Física.
O programa também adota critérios de equidade e inclusão:
- 30% das vagas são reservadas a pessoas negras, indígenas e quilombolas
- 20% para pessoas com deficiência (PCDs)
- 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil ou análogo à escravidão
- 10% para jovens em acolhimento institucional ou cumprindo medida socioeducativa
O processo seletivo será por classificação socioeconômica e demográfica, com etapas de inscrição, comprovação documental, avaliação de saúde e admissão. O resultado final sai em 4 de dezembro de 2025.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo SAC: 0800 000 4486 (atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 18h).


