
MANAUS, AM — Na manhã de terça-feira (23), 40 estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Ignês de Vasconcellos Dias, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, tiveram sua primeira experiência no Teatro Amazonas — um marco cultural do estado. A visita integra o projeto “Eco-história: Sustentabilidade e Patrimônio no Amazonas”, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Nilton Lins, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O objetivo é aproximar crianças da rede pública de seu patrimônio histórico e ambiental por meio de vivências pedagógicas interdisciplinares. Ao longo do ano, o Pibid beneficiará 2.160 alunos de quatro escolas municipais, do 1º ao 9º ano, enquanto prepara futuros professores para atuarem na realidade da educação pública.
A diretora da unidade, Elicel Brandão, destacou o impacto simbólico da atividade: “Dos 40 alunos, apenas dois já tinham entrado no Teatro. Para os demais, foi uma descoberta transformadora — um aprendizado visual e emocional com nossa história”. A aluna Lia Mikaelly Valente dos Reis, 9 anos, resumiu o encantamento: “Achei tudo perfeito e muito lindo. Nunca mais vou esquecer”.
A visita foi acompanhada pela acadêmica de Pedagogia Evellyn Isabelle Rossy Nascimento, estagiária na escola, que reforçou o valor da experiência: “Muitos desses alunos têm acesso limitado à cultura. Projetos como esse ressignificam a educação e nos ensinam, como futuros docentes, a ir além da sala de aula”.
Além das saídas culturais, a escola desenvolve internamente o projeto “Preservação e Sustentabilidade”, com ações como plantio de mudas, estudos em igarapés e campanhas de conscientização ambiental junto à comunidade.


