“Orquestra na Floresta” na Aldeia Cipiá

Evento inédito na Aldeia Cipiá une Orquestra de Câmara de Manaus, cantos ancestrais e instrumentos tradicionais.

MANAUS, AM — No dia 23, a partir das 17h30, a Aldeia Cipiá, localizada no lago do Castanhal da Tatulândia — a 34 km de Manaus, na margem esquerda do rio Negro —, receberá o projeto “Orquestra na Floresta”, uma iniciativa inédita da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). O evento propõe um encontro simbólico entre a música erudita e as tradições musicais indígenas, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural em plena floresta amazônica.

A programação reunirá a Orquestra de Câmara de Manaus, o grupo musical local Cipiá, os tenores Miqueias Williams e o maestro Everaldo Barbosa. Também se apresentarão moradores da própria aldeia, que trarão cantos ancestrais e instrumentos tradicionais, criando um diálogo sonoro entre mundos aparentemente distintos, mas profundamente conectados pela arte.

O pianista e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Gustavo Kienen, destaca o caráter histórico da iniciativa:

“É um marco para a música contemporânea indígena no Brasil — uma troca legítima e profunda entre musicalidades, onde instrumentos tradicionais e orquestrais conversam em igualdade.”

O evento integra as ações do Concultura para levar a cultura erudita a locais onde ela raramente chega, ao mesmo tempo em que fortalece e dá visibilidade às expressões artísticas locais e indígenas.